Se você ainda não conhece esta ferramenta, vem comigo que te explico!

Resumidamente, o Winbox é uma ferramenta GUI(Graphical User Interface) que foi desenvolvida para administração do MikroTik RouterOS, é uma aplicação rápida e simples.

A aplicação é um binário nativo Win32(Windows), mas também pode ser executado em sistemas Linux e MacOS(OSX) utlizando uma outra aplicação de emulação chamda Wine.

Todas as funções disponíveis na interface do Winbos(após login) são bem próximas das funções disponíveis pelo console(Terminal).

Falo que são bem próximas pois algumas configurações avançadas ou críticas do sistema não são possíveis execução pela interface do Winbox e alguns caminhos um pouco diferentes. Um exemplo é a alteração de endereço MAC Address de uma interface, esta mudança só é possível pelo Terminal.

Agora vamos identificar os campos básicos e mais utilizados nesta ferramenta:

Na imagem acima temos 04 informações para acesso ao equipamento rodando o sistema MikroTik RouterOS, vou descreve-los abaixo:

  • Connect to: Neste campo adicionamos o endereço IP do dispositivo
  • Login: Aqui colocamos o usuário cadastrado no sistema
  • Password: Aqui adicione a senha
  • Note: O campo Note serve para salvar uma informação para identificação do dispositivo.

Feito isso, basta clicar no botão “Add/Set” para salvar os dados de acesso no Winbox.

Na imagem abaixo veremos a informação de acesso adicionada e salva na aplicação.

Com esta mesmo procedimenti você pode alterar um registro já cadastrado.

Agora você já pode acessar o dispositivo sem precisar ficar digitando novamente os dados de login e senha.

Temos outras duas funções úteis para uso do Winbox, a primeira é que você pode utilizar a opção “Keep Password”, caso queira salvar a senha no aplicativo.

Outra opção é a “Open In New Window”, com ela toda vez que você for fazer um login a nova sessão será aberta em uma nova janela, mantendo a tela de login do Winbox aberta.

Até aqui vemos que de fato o Winbox é uma ferramenta simples e de fácil utilização, só não recomendo viciar e utilizar somente ela como ferramenta principal de gerencia do sistema MikroTik RouterOS, pois um dia você vai precisar utilizar o Terminal(linha de comando).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *